Ir direto ao conteúdo
Logo da Horiens
Noticias

Leilões de energia: quais seguros considerar?

Horiens

Escrito por: Horiens - 21/05/2021

Com leilões da ANEEL para geração e transmissão de energia agendados para 2021, as empresas que têm interesse no setor devem se estruturar para atender a uma série de requisitos do ponto de vista de riscos e seguros previstos nos editais.

“É importante fazer uma análise profunda para entrar com segurança em operações complexas como essas”, pontua Elio Duzzi, Business Development para a Horiens. “A contratação de garantias é um elemento fundamental das licitações e, sem dúvida, o seguro garantia é a melhor opção para atender às exigências com competitividade. Devem ser considerados também os seguros que oferecem coberturas para os principais riscos de um projeto de infraestrutura”, explica.

 

Seguro garantia no mercado de energia

A gestão de riscos para todas as partes envolvidas é um elemento essencial de contratos de concessões de energia, sendo o seguro garantia um instrumento bastante consolidado para viabilizar empreendimentos e operações de forma eficiente, inclusive financeiramente.

“O produto funciona como uma linha de crédito, mas sem onerar o balanço da empresa e com um custo mais atrativo em relação a linhas bancárias”, detalha Matheus Chammas, diretor de Garantias na Horiens. “Ao longo dos anos já emitimos mais de US$ 25 bilhões em garantias. Temos reconhecida experiência e know-how para estruturar e viabilizar programas de garantias de forma eficiente e competitiva para apoiar nossos clientes”, completa.

 

Riscos de engenharia

Além do seguro garantia, a construção e a operação de uma usina de energia – seja hidrelétrica ou de fontes alternativas – requer um amplo mapeamento e avaliação das exposições inerentes ao processo e aos riscos.

Os produtos de seguros, tais como riscos de engenharia (all risks e ALOP), riscos operacionais (danos materiais e lucros cessantes), responsabilidade civil, equipamentos, entre outros, colaboram decisivamente para um modelo de negócio viável, assegurando continuidade dos compromissos assumidos em casos de incidentes seguráveis.

A Horiens conta com sólida experiência em contratação de seguros para diversos mercados, entre eles o de energia. O trabalho é personalizado do início ao fim do processo: da identificação e transferência dos riscos para o mercado segurador, ao acompanhamento e monetização de eventuais sinistros.

“É fundamental para projetos dessa envergadura que o empresário consiga ter previsibilidade em seu fluxo de caixa. Nada melhor que o seguro, que é um capital contingente barato para transferir determinados riscos a um custo pré-fixado. Adicionalmente, na Horiens consideramos que o diferencial também está em agir a favor do segurado para que, caso haja a necessidade de indenização, ela ocorra de forma célere”, conta Carlos Eduardo Lichtenberger Jr, diretor de Seguros de Infraestrutura e Concessões na Horiens.

No segmento de energia, a Horiens já atuou em programas de riscos e seguros de mais de 80 usinas hidrelétricas, 18 usinas termoelétricas, 2 usinas nucleares, 1 usina fotovoltaica, além de 107 linhas de transmissão de energia.

Para saber mais sobre gestão de riscos e seguros em projetos de concessões, fale com nossos especialistas.

Comentários

0 comentários

0/140

Veja outras publicações

Quer se conectar conosco?

Newsletter Horiens

Cadastre seu e-mail e receba nossos insights e artigos:

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplicam a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Google.

This site is registered on wpml.org as a development site.