Ir direto ao conteúdo
Logo da Horiens
Noticias

Horiens e Gallagher promovem evento de riscos e seguros no setor de energia offshore

Horiens

Escrito por: Horiens - 11/07/2022

Cerca de 100 pessoas estiveram reunidas no final de junho, no Rio de Janeiro, no evento Gestão de Riscos e Seguros como diferencial no setor de Energia Offshore, promovido pela Horiens e pela Gallagher Brasil com o IBEF-Rio (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).

“Ao reunir representantes do setor para trocar e aprofundar conhecimentos a respeito dos desafios desta indústria, nosso objetivo é que o Brasil esteja não somente alinhado às práticas internacionais, mas também buscando inovar e exportar conhecimento em relação a esse setor tão importante.”, destaca Rafael Souza, Diretor de Riscos e Seguros para Óleo, Gás e Energia Offshore na Horiens.

Para Thiago Navega, Diretor de Riscos Facultativos da Gallagher no Brasil, o evento foi uma oportunidade única de interagir com representantes da cadeia de valor do setor de energia offshore. “Estamos falando de operações de alto risco e complexidade, portanto estabelecer um processo robusto e vivo de gestão de riscos é uma estratégia decisiva para mitigá-los, além de responder de forma efetiva a eventos inesperados e reduzir perdas financeiras”, explica Thiago.

Discutindo riscos, seguros e desafios do setor de energia offshore

O encontro trouxe para a discussão temáticas como o cenário e desafios da transição energética, sinistros, seguros de construção e operações offshore, seguro garantia, gestão de riscos, entre outros assuntos de relevância para o segmento.

No tema de gestão de riscos, foram abordadas as boas práticas aplicadas à indústria de energia offshore, técnicas e ferramentas de gestão, baseadas na ISO 31010, e a distribuição de responsabilidades em contratos offshore, como, por exemplo, o regime por base de culpa (Fault Based) e regime por base no Knock for Knock.

Já na pauta de seguro garantia, foram discutidos aspectos regulatórios como a Circular SUSEP 662, publicada no primeiro semestre deste ano, e a necessidade de adequação de produtos de seguro garantia até o início do próximo ano, além do funcionamento do seguro, fluxo de contratação e modalidades disponíveis em projetos de energia offshore.

Outro tema debatido no encontro foi a liderança do Brasil no pipeline de novos projetos de energia eólica offshore, agenda estratégica e de alto impacto para o setor. A geração eólica em alto-mar é considerada uma das mais promissoras fontes de energia renovável para os próximos anos, com previsão de crescer oito vezes até 2050. Saiba mais sobre riscos e seguros em projetos de energia eólica offshore clicando aqui.

Painéis e palestrantes

O evento contou com a participação das seguradoras Austral, Ezze e Tokio Marine, além da reguladora de sinistros Matthews Daniel. “Gostei muito da troca de conhecimento proporcionada pelo evento. Estarmos juntos debatendo é uma grande oportunidade de aprender e fortalecer o nosso setor.”, afirma Ricardo Mendonça, palestrante do painel Sinistros no setor de Upstream Energy e Diretor da Matthews Daniel.

Os painéis foram conduzidos por Marcia Ribeiro, Diretora de Riscos e Empreendedorismo do IBEF-Rio; Ricardo Mendonça, Diretor da Matthews Daniel; Kyllbert Wougran, Gerente de Riscos e Seguros da Horiens; Narely Nicolau de Paula, Head de Energy da Austral; José Lucena, Gestor de Energy da Tokio Marine; Thaís Ferreira, Diretora de Garantias e Financial Lines da Ezze Seguros; Thiago Navega, Diretor de Riscos e Seguros Facultativos da Gallagher Brasil e Rafael Souza, Diretor de Riscos e Seguros para Óleo, Gás e Energia da Horiens.

“Estou muito feliz por ter participado deste evento que, na minha opinião, foi bem diferenciado pela diversidade e relevância dos assuntos apresentados e discutidos. Recebi feedbacks muito positivos especialmente por termos conseguido debater sobre temas muitas vezes complexos de uma forma simples”, conta Narely Nicolay de Paula, palestrante do painel Seguros de Operações de Óleo e Gás (Controle de Poço) e Head de Energy da Austral.

Comentários

0 comentários

0/140

Veja outras publicações

Quer se conectar conosco?

Newsletter Horiens

Cadastre seu e-mail e receba nossos insights e artigos:

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplicam a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Google.

This site is registered on wpml.org as a development site.